Reserve agora
+55 (54) 3282-1120
Reserve agora

Canela

Muito florida e com terrenos acidentados, a Serra gaúcha permanecia desabitada até a chegada dos europeus de espírito desbravador que reproduziram a partir da geografia e do clima temperado um estilo de vida fascinante.

Canela era um pequeno povoado, congregando famílias de fazendeiros de Cima da Serra, imigrantes alemães e italianos e seus descendentes. Havia um início de atividades na Indústria, com a implantação de serrarias. Canela era passagem obrigatória para as cidades de Cima da Serra com a capital do Estado. Passavam por Canela, tropeiros levando gado, queijo e couro com destino a Parobé, Taquara, São Leopoldo e Porto Alegre. Subiam a Serra, os mascates para colocarem seus produtos nas fazendas de Cima da Serra. Era o início do movimento turístico em Canela.

O fato da cidade estar localizada em uma área de serra lindíssima, rodeada de pinheiros, matas e parques, que sobreviveram ao desmatamento, tornou o turismo a tendência natural de Canela. As baixas temperaturas estimulam que as lareiras e fogões a lenha das casas permanecessem acesos, impregnando o ar com aromas diversos de madeira, lenhas de pinho, eucalipto, e a própria Canela... Mas não são somente as belezas naturais e o clima os fatores de sedução para as pessoas.

A cidade oferece aos turistas bons hotéis, restaurantes, churrascarias e os famosos cafés coloniais, com biscoitos waffles, schmiers, apfelstrudell e no inverno... tempo para o delicioso chocolate quente e licores caseiros. A população de Canela sempre teve uma preocupação no seu desenvolvimento cultural. A música, a gastronomia, o teatro foram capacitações desenvolvidas em várias gerações de imigrantes, que vivenciavam suas tradições em diferentes formas de comunicação. Estas eram as heranças européias da Cidade. O seu diferencial no cenário do Brasil.

Parque do Caracol (Cascata do Caracol)

  • parque do caracol cpia

Este parque abriga o maior atrativo de Canela - a bonita Cascata do Caracol, com 130 metros de queda.
A apenas 7 Km de do centro de Canela, conta com mirantes, restaurante, área de lazer e feira de artesanato uma escadaria de 927 degraus leva à base da cascata. O espaço oferece ainda quatro trilhas para caminhada em meio à mata nativa, passeio de trenzinho e visita ao projeto ecológico Loboguará.
Parque do Caracol funciona de segunda a sexta, das 8:30 às 17:30, e aos sábados, domingos e feriados, das 8:30 às 18:00.

http://www.parquedocaracol.com.br/

Catedral de Pedra

  • catedral-de-pedra

A Igreja possui uma torre, de 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália, e aqui instalados em 1972. Situada na praça da Matriz, no centro da cidade de Canela, Rio Grande do Sul, é mais conhecida como "Catedral de Pedra" pelo seu estilo gótico inglês.
A Paróquia foi criada em 1937 e a escolha de sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes, foi feita pelos próprios paroquianos. Em seu interior destacam-se três painéis que são telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz, retratando a Aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação.
Os quadros da Via-Sacra foram feitos por Pablo Orono Herrera, uruguaio, escultor e restaurador de Arte Sacra. Utilizou madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila.

Parque da Ferradura

  • parque-da-ferradura

O Parque da Ferradura está a 6 km do Parque do Caracol. Leva este nome em virtude da curvatura que o rio Caí faz neste local. Oferece trilhas de 10 minutos a 3 horas de caminhada, três mirantes com vista panorâmica, bem como uma área com lancheria, playground, churrasqueiras e sanitários.
Este é o lugar certo para quem vem à Canela em busca de integração com a natureza. Você pode escalar as paredes do canyon com 420 metros de profundidade ou visitar a cascata do Arroio Caçador pelas trilhas do parque.
O Parque da Ferradura funciona de terça à domingo, das 9:00 às 17:30.

http://www.canelaturismo.com.br

Alpen Park

  • alpen-parque

O Alpen Park é o único parque de trenós do Brasil. Uma descida de montanha em meio à natureza a bordo de trenós para até duas pessoas, com controle individual de freio.
O parque conta também com um circuito de arborismo com duas tirolesas espetaculares, quadriciclos motorizados onde você desbrava belas trilhas do parque e o super espetáculo "O Mistério da Monga". Diversão para toda a família.

O Alpen Park funciona de terça à domingo, das 9:00 às 18:00.

http://www.alpenpark.com.br/

Parque Laje de Pedra

  • parque-laje-de-pedra

No Parque Laje de Pedra, passeia-se por ruas arborizadas e belos jardins. O caminho conduz o visitante ao Vale do Quilombo, há também um mirante de onde pode-se observar as montanhas e vales da região.

http://www.gramadoecanela.com.br

Castelinho Caracol

  • castelinho-caracol

A 5 km do Centro de Canela, na estrada que vai à Cascata do Caracol encontra-se uma das primeiras residências de Canela, conhecida também como Castelinho.
Construída entre 1913 e 1915 pela família Franzen em madeira de pinheiro brasileiro - Araucária - extraída no próprio local e tratada por imersão no Arroio do Caracol durante 6 meses. Tem como peculiaridade a não utilização de pregos na montagem das paredes mas apenas encaixes e longos parafusos. Os cômodos da residência levam a uma verdadeira volta ao passado, formando um museu que abriga os móveis, louças, objetos, utensílios e ferramentas usadas pelos imigrantes, na colonização da região.
O Castelinho Caracol funciona diariamente, das 9:00 às 13:00 e das 14:20 às 17:40.

http://www.castelinhocaracol.com.br/pt

Mundo à Vapor (Trem)

  • mundo-a-vapor

Réplica do famoso acidente ferroviário ocorrido em 22 de Outubro de 1895 no expresso "Paris-Granville" onde o maquinista da locomotiva não travou a tempo ao chegar ao interior da estação e embateu contra os bloqueios de linha, arrastando-os cerca de 30 metros, colidindo depois contra a parede exterior do edifício e saltando para fora da estação, a uma distância de 10 metros na "Place de Rennes", ficando apoiada na ponta dianteira.
Antes mesmo de chegar ao Mundo a Vapor, haverá uma placa orientando os motoristas dirigirem com cuidado, pois naquele local ocorreu um grande acidente ferroviário. É emoção do inicio ao fim. Você irá se encantar com as miniaturas de industrias, com o processo de fundição e laminação do aço, fabricação de telhas e tijolos, além de outras atrações.
O Mundo à Vapor funciona de quintas à terças, das 09:15 às 17:00.

http://www.mundoavapor.com.br/

Casa de Pedra

  • casa-da-pedra

A Casa de Pedra de Canela foi construída em 1953 pela Associação Rural de Canela. Na época foi construída com revestimento interno de madeira e externo de pedras basálticas, possuindo uma área de 700 m². Inicialmente a Casa de Pedra foi abrigo da Associação Rural de Canela, a qual perdurou por muitos anos neste local.

Hoje a cidade conta com o Teatro Casa de Pedra, com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, em plena atividade. Está também adaptado um cinema, o Cine Casa de Pedra com sessões nas quartas-feira, quinta-feira, sábados e domingos.

Parque das Cachoeiras

  • parque-das-cachoeiras

Cachoeiras, Piscinas Naturais, Super Cabo Aéreo, Pêndulo, Rapel, Escaladas, Trilhas... Este é o Parque das Cachoeiras. À 20 minutos da Pousada Cravo & Canela, o parque é uma ótima opção de lazer, esportes radicais e ecoturismo. Funciona diariamente das 8:00 às 18:00.

http://www.parquedacachoeira.com.br/

Morros Pelado, Dedão e Queimada

  • torros-pelado

Linda vista do Vale do Quilombo, em três mirantes naturais que formam lindos belvedéres. Funciona diariamente das 9:00 às 17:00.

http://www.gramadoturismo.com.br

Teleférico (Parque Floresta Encantada)

  • telefrico

Uma bela opção de passeio para a família é o Teleférico de Canela, inserido em uma área de 59 hectares de preservação, onde a natureza é bela e abundante.
A volta tem duração de aproximadamente 20 minutos e proporciona um passeio tranqüilo e relaxante. Os visitantes têm a opção de desembarcar nas extremidades onde contemplam a vista dos mirantes para o canyon da Cascata do Caracol e para o Vale da Lageana em diversos ângulos. Funciona diariamente das 9:00 às 17:00.

http://www.gramadoturismo.com.br

Avaliação do Guia 4 Rodas
Fechar