Reserve agora
+55 (54) 3282-1120
Reserve agora

Gramado

O nome da cidade está relacionado ao seu passado, quando servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. Ao chegarem ao topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade.

A colonização é européia, iniciada por imigrantes lusos, em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado. Ao mesmo tempo em que desenvolveu as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do gauchismo. Tamanha diversidade só vem a tornar a cidade ainda mais encantadora, pois o resultado dessas misturas pode ser encontrado ainda hoje, na culinária variada e na arquitetura do município.

As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.

Gramado Zôo

  • gramado-zoo

O novo Zoológico de Gramado é o único parque do Brasil enquadrado na "categoria A" em avaliação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A classificação significa que este zôo tem alta preocupação ambiental e nenhum animal do local foi retirado da natureza. Parte é comprada em viveiros de criação, autorizados pelo Ibama, e outra porção é composta por animais apreendidos pelo instituto em cativeiros irregulares. O zôo está em uma área de 20 hectares, com um trajeto de 1,2 km a ser percorrido pelos visitantes. São quase 1.500 animais, entre onças pintadas, tamanduás, lobos guará, capivaras, bugios, tucanos, emas, leões-baio, macacos-prego, sabiás laranjeira, cisnes do pescoço negro e muitos outros. O grande destaque está no acervo nacional - apenas animais da fauna brasileira, de todas as regiões do país.

O Gramado Zôo funciona diariamente, das 9:30 às 16:30.

Lago Negro

  • lago-negro


A uma pequena distância do centro de Gramado está um dos maiores cartões-postais da cidade. É o Parque do Lago Negro com sua natureza exuberante o lago é um dos locais mais procurados pelos visitantes. A história do lago nos remete ao início da emancipação de Gramado. Construído artificialmente em 1953 por Leopoldo Rosenfeldt, o Lago Negro recebeu esse nome porque grande parte dos pinheiros à sua margem foi trazida da Floresta Negra, região localizada no sudoeste da Alemanha.

Palácio dos Festivais (Festivais de Cinema de Gramado)

  • palacio-dos-festivais

Luz, câmera, ação. É no Palácio dos Festivais que em todos os anos se realiza o maior evento do Cinema Brasileiro e Latino, o Festival de Cinema de Gramado. Um belo e imponente prédio em frente à Rua Coberta de Gramado.

http://www.gramado.com.br

Lago Joaquina Rita Bier (Laguetto)

  • lago-joaquina

Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000m2, num espaço cercado de muitas belezas. Foi construído pelos antepassados a pás e picaretas e possui uma pequena ilha em seu interior. Uma caminhada por suas margens é revigorante. Em novembro e dezembro o lago se torna o palco para o espetáculo Nativitaten, integrante do Natal Luz.

Igreja São Pedro

  • igreja-sao-pedro

Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre, de 46 m de altura, inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro.

http://www.saopedrogramado.com.br/

Rua Coberta

  • rua-coberta

A Rua Coberta é um dos pontos mais charmosos de Gramado. Cenário de eventos durante o ano inteiro a Rua Coberta liga a avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. O lugar está sempre movimentado com turistas e muita gente bonita circulando. Tem lojas de chocolates, couro, confecções, malhas, artigos esportivos e livrarias. Um bistrô e vários cafés completam o espaço que reúne ótimas alternativas em compras e gastronomia. É um grande shopping, no coração de Gramado.

http://www.gramadocanela.com.br

Aldeia do Papai Noel (Parque Knorr)

  • aldeia-do-papai-noel

Localizada no Parque Knorr, bem no centro de Gramado, próximo da Prefeitura. Um dos principais pontos turísticos de Gramado, repleto de encanto e energia.Assim é a Aldeia do Papai Noel. A casa do Papai Noel, construída em 1940, é a primeira casa da região em estilo bavário, conhecida como Mansão Knorr. Agora, você poderá conhecer as verdadeiras renas do Papai Noel. Estes lindos animais exóticos foram importados do norte da Europa e pesam entre 150kg e 300kg. A Fábrica de Brinquedos, com 700m² de encanto e magia, é onde Papai Noel e seus ajudantes fabricam os brinquedos durante todo o ano. No chalé dos ursos, são acolhidos os amigos de Papai Noel, ursos em movimento oferecem mais encanto ao local. A Praça da Neve, com neve artificial, compõe as atrações do parque com um lindo cenário para fotos. Funciona diariamente das 13:30 às 19:00.

http://www.gramadocanela.com.br

Mirante do Vale do Quilombo (Belvedere)

  • belvedere

Belvedere é um termo italiano que se refere a qualquer estrutura construída com o objectivo de usufruir da vista. Este mirante do Vale do Quilombo é parada obrigatória, para aqueles que adoram contemplar belas paisagens. Aberto 24hrs.

http://www.gramadosite.com.br

Mini Mundo

  • mini-mundo

O Mini-mundo é, na verdade, uma pequena cidade com réplicas de prédios famosos em todo o mundo, principalmente na Europa. Existem quase 50 réplicas de castelos, ferrovias, moinhos, praças, estaleiros, cascatas e casas típicas. Uma informação importante: essas miniaturas foram construídas com base nos projetos originais, na proporção de 24 x 1. A torre do Castelo de Neuschwanstein, com 2,40 metros de altura, é a construção mais alta.Entre os prédios famosos que têm suas réplicas no Mini-Mundo destaca-se o Holstentor Lübeck, Castelo de Lichtenstein, Prefeitura de Michelstadt, Igreja Stuttgart Berg, Römerberg - Ostzeile e a estação de Lenzkirche, na Alemanha.A visita ao Mini-Mundo é guiada pelo Limpador de Chaminés, com roupa original do Sindicato de Limpadores de Chaminés de Hamburgo. Horário de funcionamento, todos os dias das 13:00 às 17:00.

https://www.minimundos.com.br/

Hollywood Dream Car

  • holliwood-dream-car

O Hollywood Dream Cars - Museu de automóveis clássicos antigos, exibe os mais lindos e originais automóveis dos anos dourados de Hollywood e indústria automobilística americana das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60. Está localizado na Avenida das Hortênsias, 4151. Estrada Gramado - Canela. Funciona todos os dias das 09:00 às 18:00.

https://www.gramadosite.com.br

Praça das Bandeiras (Rótulas das Bandeiras)

  • praa-das-bandeiras

Situada na entrada de Gramado, a praça das bandeiras presta uma homenagem aos estados brasileiros. Neste local existe também uma réplica do “Kikito” prêmio máximo do Festival de Cinema de Gramado.

http://www.gramadosite.com.br

Avaliação do Guia 4 Rodas
Fechar